![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|
![]() | ![]() |
Desperte seu Bichinho Carpinteiro!
OFICINA DE BRINQUEDOS DA CHRIS
A indústria despeja anualmente no mercado milhares de brinquedos de formas, tamanho e custo variados, praticamente acessíveis a todos os bolsos, que logo se quebram ou perdem a graça.
Pessoas compram presentes caros, mas muitas vezes é a embalagem que desperta o interesse da criança, deixando frustrado aquele que gastou uma pequena fortuna no brinquedo que fica desprezado num canto. Se for uma caixa grande, imediatamente vira barco, foguete, cabana. Transforma-se em avião, baú de tesouro, nave espacial, de acordo com a fantasia e a vontade do freguês. O brinquedo eletrônico, que “brinca sozinho”, logo deixa de ser novidade e seu possuidor já começa a sonhar com o modelo mais novo, com mil e uma inutilidades...
Por outro lado, crianças que não têm acesso a tantos bens de consumo, como no tempo de nossos avós empinam suas pipas feitas de taquara e papel fino ou plástico, jogam bolinhas de gude, giram aros que empurram com bastões, correndo descalços no chão de terra como se estivessem em pistas de alta velocidade, jogam bola na rua. Essas crianças ainda fazem seus próprios brinquedos. Mas poderiam fazer muito mais... Muitos ficam sentados na frente da televisão ou conectados aos joguinhos dos celulares.
A oficina de brinquedos é uma proposta para que as crianças descubram o seu próprio potencial criador, sendo encorajadas a usar a imaginação e a construir seus próprios brinquedos.
A sucata doméstica é a matéria prima para essas criações.
Nesta oficina as crianças descobrem como extrair deste riquíssimo material inúmeras possibilidades, com criatividade e segurança.
30 ANOS DE ANDANÇAS PELO BRASIL!
Tenho andado um bocado por esse "mundão véio sem porteira", com uma maleta de ferramentas de um lado, um balaio de livros do outro. Olhos atentos nas ruas, feiras e mercados desse Brasil, me ajudam a garimpar artesãos e seus brinquedos incríveis. Anos de estrada me deram a certeza de que brincadeira é coisa muito séria e que fazer brinquedos é uma grande viagem.
Foi lá pelo finzinho dos anos 80 que comecei a pensar na oficina de brinquedos. Na verdade, eu queria mudar de rumo, depois de 11 anos construindo e restaurando maquetes navais. Toda aquela experiência com ferramentas e madeiras não podia se perder. Mas, o que fazer? Por incrível que possa parecer, foi sentada dentro de um ônibus parado num sinal, olhando uma chave gigante que girava sobre a tabuleta – Chaves na Hora – que a idéia "explodiu" em minha cabeça: Brinquedos! Vou fazer brinquedos!! Naquele instante, mágico, uma sensação incrível tomou conta de mim.
Aos poucos fui descobrindo revistas e livros sobre brinquedos de madeira. Ao mesmo tempo outra idéia foi tomando corpo: promover oficinas de brinquedos para crianças. Porque não? Montei um programa e fui conversar com o pessoal da Criarte – uma escola de arte no Humaitá onde anos antes eu tinha feito um curso. Álvaro Ottoni e Ângela Macedo me receberam de portas e corações abertos. Me deram uma sala e lá montei minha primeira oficina. Junto com Claudia Santos, fizemos um esquema de divulgação, que me levou ao programa Sem Censura na TVE.
Após a entrevista, uma surpresa: Marina Quintanilha Martinez, minha professora de literatura infantil no Ciae da Escolinha de Arte do Brasil assistiu e me ligou com um convite para conhecer sua Biblioteca Infantil Manoel Lino Costa, no Centro do Rio. Reencontrar a Marina seria ótimo, mas o que eu poderia fazer numa biblioteca? Vieram as lembranças das bibliotecas da minha vida. A do colégio de freiras, onde era preciso entrar em silêncio, com as mãos para trás, sentar no lugar marcado e folhear o livro que já estava sobre a mesa. A do ginásio, onde o inspetor vigiava escondido entre as prateleiras. A vontade de sair correndo dali era irresistível! Assim me preparei para visitar a BIMLIC.
O endereço também não era dos mais convidativos. Uma sala num dispensário de freiras na Rua Mem de Sá, área bastante degradada da cidade. Mas foi abrir a porta pra mergulhar de cabeça num lugar mágico e especial, que só uma pessoa como a Marina poderia ter inventado. Era um Espaço Vivo, com livros, crianças, idéias e pessoas sérias e muito envolvidas com o que faziam. Foi um caso de amor à primeira vista. Saí de lá empolgada e na semana seguinte comecei a trabalhar. Fui conhecendo as crianças, levando livros pra casa. Abrimos inscrições para a Oficina de Brinquedos, a princípio uma tarde por semana durante dois meses. Quem faltasse duas vezes seguidas, perdia a vez, pois havia uma grande fila de espera. Foi uma das experiências mais marcantes de minha vida.
Robson, Alex, Diogo, Mark, Ednilson, Wendel, Leidiane, Rafael, Ulisses, Vinícius, Andreza, Marcelo, Fabinho, Paulo e tantos outros! Juntos montamos a oficina, que, ao longo de dois anos produziu brinquedos maravilhosos. Relendo os diários de bordo daquela época, me surpreendo com a lembrança do primeiro dia da oficina, quando conversamos sobre lixo, sucata, desperdício e partimos pra organização do material. Ficou registrada a grande dificuldade das crianças pra simplesmente forrar com papel colorido as caixas de papelão! Com o tempo eles foram dominando tesoura e régua, além de serrote, alicate, martelo, furadeira. Tínhamos nossa própria seção de livros, que no início eram bastante consultados, servindo de ponto de partida. Alguns projetos da biblioteca – Mitologia: O Labirinto de Creta, Contos de fadas: Castelos - acabaram se tornando projetos de longo curso da Oficina. O inverso também ocorreu: a partir da história A Casinha, contada por Helena Jacobina e da idéia de fazer maquetes, surgiu A Lapa vista pelas crianças – um projeto de ecologia urbana, que envolveu todos nós durante alguns meses, produzindo um trabalho muito bom, registrado em vídeo por Paula Saldanha e Roberto Werneck e apresentado no Museu do Telefone.
Em 92, encerrado o contrato de comodato com a instituição, a Biblioteca fechou suas portas. Durante outros dois anos tentamos, em vão, encontrar novo espaço para ela. Hoje o acervo de uns 5.000 livros está em boas mãos, no Sítio Santa Clara. De lá pra cá, muitas águas rolaram, muitas oficinas aconteceram, para crianças e adultos, em instituições de ensino formal e informal, no Rio de Janeiro e em outros estados. Mas é com especial emoção e carinho que penso naquele tempo, onde tanto aprendi com aquelas crianças. Foi uma Escola e tanto, uma "plataforma de vôo", como dizia Marina.
Brincadeira é coisa séria!
PROPOSTAS DE TRABALHO
OFICINAS COM CRIANÇAS E JOVENS

Feito pelo Benedito - Projeto Cidadão Ambiental - Laranjal do Jari - AP

Oficina de Férias - Atelier Christianne Rothier - Botafogo - RJ

Projeto Cidadão Ambiental - Laranjal do Jari AP

Feito pelo Benedito - Projeto Cidadão Ambiental - Laranjal do Jari - AP
OFICINAS PARA PROFESSORES

Guapiara - SP



Guapiara - SP
GALERIA DE BRINQUEDOS POPULARES




DEU NO JORNAL!





Sou dessas pessoas que, literalmente, sabe com quantos paus se faz uma canoa!
Esse aprendizado começou muito cedo. Com cinco anos organizei minha primeira maleta de ferramentas com os pequenos alicates e martelinhos que meu pai usava na construção e restauração de maquetes de veleiros antigos, atividade que vim a exercer profissionalmente por 11 anos e que me deu um know how específico para lidar com madeiras, metais, tintas e vernizes. Com esse conhecimento, passei a fazer meus próprios móveis e desenvolvi um trabalho pessoal como artista plástica.
Acostumada desde sempre a usar materiais diversos, fui levada a encarar a sucata como fonte riquíssima e inesgotável de matéria prima para minhas criações - maquetes, móveis, objetos, assemblages.
Foi a partir de 1988 que resolvi associar toda essa experiência à outra grande paixão: o ensino. Foi assim que nasceu o Projeto Oficinas de Brinquedos de Sucata, que vem acontecendo desde então em espaços de educação formal e informal, dirigido a crianças e adultos (professores, agentes comunitários, terapeutas).
Ao longo desse tempo pude constatar que a séria brincadeira de fazer seus próprios brinquedos além de proporcionar momentos de alegria e bem estar, desenvolve capacidades e habilidades tais como coordenação motora, percepção tridimensional, criatividade. Sendo um estímulo à inventividade, pode dar à criança a satisfação de transformar objetos encarados como lixo em fantásticos objetos de brincar, contribuindo para a formação de uma consciência ecológica, fundamental para a manutenção da vida em nosso planeta.
A oficina estabelece ainda pontes com a ciência - “Maravilhas que voam”, “Engenhos óticos”, “Criações astuciosas” - e com a literatura, além de utilizar a riqueza de nosso acervo de brinquedos populares como referência.
O interesse nas questões de ensino e aprendizagem, levou-me a participar de grupos de estudos nessas áreas de interesse. Fiz parte da equipe do Núcleo de Crianças e Jovens da Escola de Artes do Parque Lage, da equipe de facilitadores da ONG CECIP; fui colaboradora da Casa da Leitura e do PROLER/FBN.
Passei pelas faculdades de Arquitetura, Geografia, Artes, Educação Artística, Museologia e finalmente me graduei em Pedagogia.Trabalhei em Museus, mediando visitas, criando programas educativos e formando monitores. Coordenei projetos de Arte e Leitura em espaços culturais e participo de muitos projetos pelo Brasil afora. Continuo na trilha, acreditando ser possível mudar o mundo, interferir, fazer parte de uma rede que se pensa e repensa, que busca a mudança de dentro pra fora, a partir de pequenos gestos, pequenas ações. Com compaixão e amor. Com cuidado e carinho. Por isso a Educação. E por isso mesmo, BRINQUEDOS! Este projeto faz meus olhos brilharem, pois tenho visto muitas crianças felizes, embarcando nessa aventura de criar e construir seus próprios brinquedos.
"Que legal Chiris, que belo trabalho e história, taí a maturidade que torna seu trabalho diferenciado e de alta qualidade humana. Sorte de quem passa por suas mãos e coração. Bjs" (Flávia Poppe)
"Parabéns Chris! Muito amor envolvido!" (Ana Cris Fournier)
"Que interessante seu Projeto...quando puderes,venha aqui em Porto Velho...estou aqui novamente...vamos divulgar teu trabalho por essas bandas de cá...!rsrs... Sucesso sempre amiga...!!❤💜💛💙"
Um trabalho incrível...desenvolvido pela minha antiga e querida amiga da época da PUC/RJ... fizemos GEOGRAFIA juntas...rsrs...e hoje ela segue com esse PROJETO...OFICINA DE BRINQUEDOS DA CHRIS...!! Parabéns Chiris...❤💜💛💚💙 Que trabalho genial...bem parecido com vc...!!
(Sonja Maria Nolasco Nunes)
"Ahhhhh, Christianne Rothier Duarte....Uma lindeza seu site...fico muito feliz de fazer um pouquinho parte desse seu caminho por esta terra...Um prazer inenarrável mesmo!" (Marcinha Ribeiro)
"Que viagem maravilhosa foi (Re) Ler sua história ... ver os brinquedos me traz um pouco das crianças que esteve ao longo do seu caminho ! Agora , muito mais do que ver , sinto toda a emoção do Criar espontâneo as maravilhas que tem brilhado na Aldeia confirmando Maturana que diz que aprendemos quando nos emocionamos. Feliz de testemunhar com olhos atentos um Ser humano vivendo na sua Potência , as crianças são profundamente impactadas quando estão em Presença de uma pessoa comprometida com a essência do Propósito de vida . Christianne Rothier Duarte , você abre caminho para todos nós, nos encorajando a viver nossos sonhos ! Viva a Cultura da Infância ♥️ Ana Lúcia Leite gratidão ! Chris é um presente Divino !" (Larissa Hilcenko Soares)
"Ficou lindo o site! Parabéns! Éramos tão novinhas... Saudades dessas crianças!" (Helena Jacobina)
Que projeto lindo, fantástico, extraordinário, construtivo, inovador, criador.
Parabéns pela iniciativa, é principalmente pela sua extensão e continuidade.
Adoro a ideia do reuso, reaproveitamento, que vai além da reciclagem, ratificando o poder da criatividade e transformação.
Que os seus caminhos sejam longos, e muito exitosos.
Com carinho e admiração. (Machado Silva)
Amiga maravilhosa e criativa como essa o Planeta agradece! E eu fico grata por conhecer essa pessoa ❤️❤️ (Noni Ostrower)
Parabéns querida ex-aluna! Sucesso sempre! (Maria Leticia Rauen Vianna)
Lindo trabalho, feito por uma linda pessoa. Toda sorte do mundo pra ti, Christianne Rothier Duarte. (Paulo Bayer)
E eu ainda quero ver um livro sobre esse projeto, Christianne !!!! (Anna Claudia Ramos)
Comentários...
ALGUNS LOCAIS ONDE A OFICINA DE BRINQUEDOS "ACONTECEU"
RS, SP, RJ, MG, BA, PA, AP, AC

Biblioteca do Ó – Tiradentes, MG (Maravilhas que Voam)
Biblioteca Infantil A Bolsa Amarela – Morro dos cabritos, Copacabana RJ
Biblioteca Infantil Manoel Lino Costa – Centro, RJ
Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro (Convênio FCBIA)
Bibliotecas Populares de Campo Grande, Leblon, Irajá
CCBB (Maravilhas que Voam)
CIEP – Festa do Dia das Crianças Moradoras dos CIEPS (Maravilhas que Voam)
Ciranda de Creches da Barra - RJ
Clube dos Funcionários da Shell (Maravilhas que Voam)
Clube dos Funcionários da Sulamérica (Maravilhas que Voam)
Colégio Anglo Americano Nova Ipanema (Oficina de Marcenaria)
Colégio Cia. de Maria (Maravilhas que Voam e Uso da Sucata na Educação Infantil)
Colégio Plínio Leite (Maravilhas que Voam)
Colégio São Vivente de Paulo (Maravilhas que Voam)
CRAS – Guapiara - SP
Editora Ática / Plick Projetos de Literatura (Maravilhas que Voam)
Escola Lestonac (Maquetes para a educação)
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Escolinha de Arte do Brasil (Curso Intensivo de Arte na Educação)
Feira Pan Amazônica do Livro – Belém, PA (Maravilhas que Voam)
Fundação Carlos Drummond de Andrade Festival de Inverno – Itabira, MG
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (Maravilhas que Voam)
FUNLAR – convênio SÓLAZER/Secretaria de Desenvolvimento Social)
I encontro Latino Americano de Educação – Rio Centro - RJ
NEAM (Núcleo de Estudos e Ação sobre o Menor) – PUC RJ / Favela da Rocinha
Obra Social O SOL
Prefeitura de Guapiara – Secretaria de Ação Social
Prefeitura de Nova Roma do Sul, RS
Programa Ciranda de Creches da Barra (Uso da Sucata na Educação Infantil)
Projeto Cidadão Ambiental – Laranjal do Jari – Amapá
Projeto de Leitura da Bacia de Campos Petrobras/Leia Brasil – Cabo Frio, Araruama, Casimiro de Abreu, Macaé e Campos
Projeto Julho em Salvador – Salvador, BA (Maravilhas que Voam)
Projeto Leia Brasil / Petrobrás (Maravilhas que Voam) - SP
Projeto Poronga – Fundação Roberto Marinho – Rio Branco, AC
Projeto Roda Viva / UERJ – Escola Tia Ciata
Projeto Se Essa Rua Fosse Minha – (Oficina de Marcenaria)
Projeto Ser Menina / CECIP – Oficina de Brinquedos
Projeto Turma do Sítio – FUNSAG Cabo Frio
SESC Ramos
SINPRORIO Escola do Professor
SóLazer (Maravilhas que Voam e Oficinas de Brinquedos)
Universidade Estácio de Sá
BIBLIOGRAFIA E LINKS INTERESSANTES
Em português
ABRAMOVICH, Fanny. O estranho mundo que se mostra às crianças. Ed. Summus
AMORIM, Leo. Criatividade. Meu livro de idéias. Bloch Educação
ARAÚJO, Alceu Maynard. Brasil, Histórias, costumes e lendas. Editora Três.
BENJAMIM, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. Ed. Summus
BETELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos contos de fadas. Ed. Paz e Terra
BOMTEMPO, Edda. Psicologia do brinquedo – Aspectos teóricos e metodológicos. Edusp / Nova Stela
BULLOCH, Ivan. Jogos. Coleção Desafios matemáticos. Studio Nobel
CASCUDO, Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Ediouro
Catálogo Circo: Tradição e Arte. FUNARTE 1987
Catálogo da exposição Folclore Paranaense. FUNARTE 1981
CHEMELO, Tereza. Brincando com embalagens vazias. Global
FRADE, Cássia. Do jeito mais simples (org. LESSA, Monica Barreto). MEC / FUNARTE
FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender. O resgate do jogo infantil. Ed. Moderna
GASTÃO, Antonio de. Pescador de cabo Frio. O artista popular e seu meio 2. FUNARTE
GRÉE, Alain. A PILHA MÁGICA. Editorial Verbo
HELD, Jacqueline. O imaginário no poder. Ed. Summus
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. Ed. Perspectiva, 1971
KAMPMANN, Lothar. Artesanato para crianças com mil e uma coisas. Melhoramentos
LADEIRA, Idalina e CALDAS, Sarah. Fantoche e cia. Scipione
LAMMÉR, Jutta. Artesanato para crianças com madeira e metais. Melhoramentos
LODY, Raul e SOUZA, Marina de Mello e. Artesanato brasileiro madeira. FUNARTE
MACHADO, Maria Clara. Como fazer teatrinho de bonecos. Agir
MEIRELLES, Renata (Org.) - Território do brincar - Diálogo com escolas
O grande livro Disney. Abril S.A.
OLIVEIRA, Paulo de Salles. O que é brinquedo. Ed. Brasiliense
OSHIMA, Célia e MARTINEZ, Eliane. Brincadeiras na praia. Paulinas
OXLADE, Chris. Ciência e mágica com Luz. Nobel
OXLADE, Chris. Ciência e mágica com som. Nobel
PARKEL, Morris. Primeira aventura no mundo da ciência. Editorial Verbo
RIBAS, Marcos caetano e RIBAS, Rachel Joffily. O modo de fazer – Estudo sobre alguns processos de confecção artesanal na cidade de Paraty. Paraty, 1983/84
SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. Ed. Summus
SOUZA, Angela Leite de. Tudo pode ser brinquedo. Brinquelê
STEINER, Joan. Parece mas não é. Martins Fontes
STILL. As máquinas mágicas do desenho animado. Bloch Ed.
UNICEF O mundo mágico infantil. Agenda 1980
WEISS, Louise. Brinquedos e engenhocas. Scipione
WINNICOT, D. W. O brincar e a realidade. Ed. Imago
Em francês
BOEKHOLT, Albert. Masques et marrottes. Vie active le centurion
HOUWARD, Harrison. Musique en papier. Gallimard
HUMBERT, Raymond, HUMBERT, Vincent. Jouets en bois. Dessain et Tolra
KAEPPELIN, Marie Madeleine. Creations astucieuses. Dessain et Tolra
Em espanhol
KOZAR, L. J. Curso de Carpinteria, Editorial Hobby. Buenos Aires
LIDSTONE, John. Construciones com madera balsa. Kapelusz
WEARING, Robert. 200 recursos en el trabajo de la madera. Ediciones CEAC. España, 1984
Em inglês
CLARK, W. M. Mechanical movements. Garden City Publishing Co.
FORDE, Terry. Fun-to-make wooden toys. Newton Abbot, London 1986
MILLER, Charles. Tips and techniques for builders. Taunton press, 1988
MILLETT, Marion. Working Wooden Toys. Blandford Press, London
PELHAM, David. Kites. Penguin Books
PETERS, Joan. Make a mask. Batsford Limited
STARR, Richard. Woodworking with your kids. Taunton Books
VAN VOORST, Dick. Corrugated carton crafting. Little Craft Books Series
WAKEFIELD, David. How to make animated toys. The Taunton Press
Revistas: Wood – Meredith Corporation. USA
Fine Woodworking – The Taunton Press. USA
Practical Wood Working – IPC Magazine Ltd. London
The Home Workshop – Popular Science
Projeto Território do Brincar - um trabalho de pesquisa, intercâmbio e difusão da cultura infantil
http://territoriodobrincar.com.br/
Livro Território do Brincar – Diálogos com as Escolas
Este projeto, também, promove videoconferências mensalmente, com temas diversos inerentes à infância. Segue aqui o link da iniciativa para você saber mais e se quiser compartilhar ou divulgar
Materiais super interessantes ligado ao importante tema criança e natureza
Filmes transformadores que podem ser exibidos sem custo aos usuários que se cadastrem
Livro O ser e o agir transformador – Para mudar a conversa sobre educação
Manual do Mundo é um website brasileiro especializado em conteúdos educativos e de entretenimento, criado em 2008 pelo jornalista Iberê Thenório e sua esposa, a terapeuta ocupacional Mariana Fulfaro. Wikipédia
https://www.manualdomundo.com.br/
Manual do Mundo - YouTube
https://www.youtube.com/channel/UCKHhA5hN2UohhFDfNXB_cvQ
O Mundo de Beakman
beakman2011.blogspot.com/
Beakman's World foi um programa de televisão educativo estrelado pelo ator americano Paul Zaloom no papel do Professor Beakman. O programa foi baseado na tira de jornal You Can with Beakman and Jax, de Jok Church. Wikipédia
Participe deste sonho!
OFICINA DE BRINQUEDOS DA CHRIS
A Chris busca apoiadores e parceiros para adquirir uma kombi e equipá-la com uma oficina volante para levar a Oficina de Brinquedos da Chris para muitas crianças da Região dos Lagos! Seja um apoiador!!

FAÇA CONTATO
Vamos trocar figurinhas!
http://o-inteiro-ambiente.blogspot.com
+55 22 99601-5878
